CURSO DE MANUTENÇÃO DE NO-BREAK E FONTE CHAVEADA C/ ESQUEMA

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NO-BREAK E FONTE CHAVEADA C/ ESQUEMA

Artigos

Nobreaks ? Tipos de funcionamento

O no-break off-line usa a energia da concessionária (rede) para alimentar os equipamentos (carga), enquanto isso, o carregador permanece ativo, carregando a bateria, e o inversor permanece desligado. Quando um problema é detectado, rapidamente o inversor de corrente é acionado para transformar a corrente contínua da bateria em corrente alternada de 120 volts a 60 Hertz; com isso, o no-break passa a alimentar a carga com energia proveniente de sua bateria.

Neste tipo de no-break, as pequenas variações de voltagem e freqüência não são reguladas, portanto a proteção oferecida é a mínima requerida por equipamentos eletrônicos como PCs, fax, centrais telefônicas, luz de emergência.

Tempo de transferência (tempo para ativar o inversor): de 4 a 8ms.

2- No-Break Linha-Interativa (Line Interactive)
Funcionamento
A energia da concessionária passa pelos circuitos de filtragem, inversão e estabilização e o no-break disponibiliza uma energia mais limpa na saída. Enquanto isso, a bateria permanece sendo carregada pelo inversor, que fica sempre ativo. Quando há falta da energia o inversor inverte o sentido de operação e passa a alimentar a saída.
Tempo de transferência: de 2 a 4ms.

3- No-Break On-Line Simples Conversão
Funcionamento
Quando a energia está disponível ela passa pelo circuito de filtragem e inversor. O inversor carrega a bateria e utiliza a energia da bateria para disponibilizar uma energia ?limpa? na saída. Quando há falta da energia o inversor simplesmente mantém a alimentação da saída ativa via bateria.
Tempo de transferência: Zero

4- No-Break On-Line Dupla Conversão
Funcionamento
A principal característica desta tecnologia é a geração própria de energia, isolada da rede da concessionária, por isso é indicado para equipamentos de missões críticas, sistemas de telecomunicações, data centers, equiptos industriais, médico-hospitalares, financeiros, entre outros.

O retificador fica permanentemente recarregando a bateria e alimentando o inversor. O inversor opera 100% do tempo fornecendo a alimentação da saída via energia das baterias. Quando há falta de energia o conjunto bateria/inversor continua a fornecer energia independente da entrada.