CURSO DE MANUTENÇÃO DE NO-BREAK E FONTE CHAVEADA C/ ESQUEMA

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NO-BREAK E FONTE CHAVEADA C/ ESQUEMA

Artigos

Por que ter um nobreak?

Tempestades, como estas que ocorrem no verão, geram uma enorme variação de energia, devido às descargas elétricas de raios nas áreas próximas. Estas variações podem levar a queima total ou parcial de equipamentos.
É, também, muito comum ocorrerem variações de até 10%, para cima ou para baixo, na voltagem de redes elétricas, o que pode reduzir a vida útil dos aparelhos.
Tipos
Existem, basicamente, três modelos de nobreaks: os Stanby (Offline), o de Linha-Interativa e o Online.

O Stanby ou Offline é o mais básico e barato do mercado. Este modelo confia somente na sua bateria para conter as flutuações de energia e pode ou não possuir medidas de proteção contra surtos. Normalmente, um Standby não evitará que as flutuações de voltagem diárias diminuam a vida útil do eletrônico. É recomendado mais para pequenos equipamentos de escritórios e residências.

O de Linha-Interativa é similar ao primeiro modelo, mas possui uma diferença importante. Trata-se de uma peça chamada regulador automático de voltagem ou AVR (sigla em inglês). Essa peça regula as flutuações de voltagem que ocorrem na rede, sejam estas para cima ou para baixo.
Os Stanby e Linha-Interativa são os mais comuns no mercado atualmente, sendo indicados para PCs e equipamentos de importância.